Setores produtivos relatam falta de contêineres nos portos do Sul e Sudeste em

O presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística e vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, defendeu mais alternativas de exportação de produtos agropecuários brasileiros, como os portos do Norte e Nordeste, para desafogar a movimentação no Sul e Sudeste do país.

O tema foi discutido na terça, 21, na última reunião de 2017 da Câmara Temática de Logística e Infraestrutura do Agronegócio (CTLOG) do Ministério da Agricultura, realizada na sede da CNA.

o encontro, representantes do setor produtivo relataram que nos portos de Santos, SP, e Paranaguá, PR, principais vias de exportação do agronegócio, estão faltando contêineres para embarcar produtos.

“Precisamos de uma solução imediata para não perder as exportações. Produtores de algodão, madeira e outros setores estão sendo prejudicados pela falta de contêineres”, disse Borba. Uma das consequências é que as cargas chegam com atraso aos países de destino.

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e presidente da Câmara Temática de Insumos, Júlio Cezar Busato, 90% da fibra exportada sai do país por Santos. Mas a sobrecarga no porto paulista e a consequente falta de contêineres têm atrasado os embarques da fibra, o que reforça a necessidade de utilização de outros terminais portuários.

De acordo com Mário Borba, 52% da produção brasileira de soja e milho estão acima do paralelo 16, que engloba parte do Centro-Oeste e as regiões Norte e Nordeste. No entanto, apenas 23% das exportações são feitas pelos portos dessas regiões.

Para alavancar as vendas externas por estas vias, ele ressaltou que são necessárias algumas medidas como a conclusão de trechos da BR-163, da Ferrogrão e da ampliação da capacidade operacional portuária.

Fonte: CNA

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